
A Nintendo está a desaconselhar o uso da sua própria consola, que chega em breve ao mercado, a Nintendo 3DS. A consola portátil permite jogar jogos a três dimensões e, de acordo com a própria empresa, não é aconselhável a crianças com menos de seis anos.
A fabricante japonesa refere, numa nota emitida esta segunda-feira e citada pela CNN, que os mais pequenos podem ver o seu crescimento ocular prejudicado.
O aviso, publicado no seu site oficial no Japão, sublinha que os pais podem desligar a funcionalidade 3D das consolas e fixar palavras passe para impedir os miúdos de acederem a esta funcionalidade.
A nota pede ainda aos utilizadores da nova consola para fazerem pausas periodicamente no uso da mesma, de hora a hora ou até mesmo de 30 em 30 minutos.
Este não é o primeiro aviso emitido contra os aparelhos 3D. Antes da Nintendo, vários fabricantes de televisões alertaram para os riscos sobre a saúde, avisando que pessoas jovens, mulheres grávidas e até pessoas alcoolizadas não devem ver televisão a 3D, porque isso pode causar náuseas, tonturas e ataques. Num desses avisos, a Samsung afirmava que o risco é mais elevado em crianças.
A Nintendo recebeu muitos elogios à nova 3DS, que permite aos jogadores visualizarem os jogos em três dimensões, sem terem de usar os estranhos óculos necessários para ver a maioria das televisões e filmes 3D.
A nova consola foi apresentada numa mostra tecnológica em 2010. Deverá custar cerca de 300 dólares (cerca de 220 euros) e tem chegada prevista às lojas do Japão em Fevereiro e dos EUA em Março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário