
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro (SEDRAP) arrecadou, apenas na sexta-feira, 59 toneladas de alimentos e 36 mil litros de águas para os moradores e desabrigados da Região Serrana.
Segundo a Secretaria, os produtores rurais e comerciantes da Ceasa de Irajá, no Rio de Janeiro, doaram 50 toneladas de alimentos e 30 mil litros de água. A Ceasa de Colubandê, em São Gonçalo, completou com mais 9 toneladas e 6 mil litros de água.
No fim da tarde de sexta, grande parte dos donativos já estavam a caminho de Nova Friburgo, uma das regiões mais devastadas pelos deslizamentos de terra. Os caminhões seguiram com escolta da Polícia Federal.
De acordo com o secretário Felipe Peixoto, foram priorizados o envio dos produtos perecíveis. No total, foram arrecadados cereais, como farinha de trigo, fubá, arroz e feijão, frutas e legumes. Segundo Felipe, todos os alimentos estarão na região ainda este sábado.
O envio dos alimentos está sendo coordenado pela SEDRAP e um gabinete foi montado para organizar a logística de recebimento e distribuição das doações, com a participação de associações e cooperativas de produtores e pregoeiros, representantes do Corpo de Bombeiros, da Policia Militar e funcionários da Ceasa e da SEDRAP.
Confira os postos de arrecadação de alimentos pela SEDRAP:
Ceasa Grande Rio - Av. Brasil, 19.001, Irajá - RJ - Tel.: (21) 2333-8217
Ceasa São Gonçalo - Rodovia Amaral Peixoto, Km 9,5, Colubandê, São Gonçalo - RJ
Fiperj - Alameda São Boa Ventura, 770, Fonseca, Niterói - RJ
Chuvas na região serrana
As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário